segunda-feira, 30 de maio de 2011

Golona de tricô em ponto arroz

Golona ponto arroz

Vou tentar explicar como fiz a gola. Nem chamaria isso de receita pois é bem simples e rápida. É basicamente um grande retângulo tricotado em ponto arroz, com agulhas grossas. O legal do ponto arroz é que ele não tem direito ou avesso, ou seja, os dois lados da peça ficam iguais.
A lã que eu usei foi esta aqui, reciclada de um cachecol antigo. Fio super grosso (similar a espessura do Fio Paratapet) misto de lã de ovelha e acrílico. É uma lã um tanto densa, acho que usei mais ou menos 200 g dela. Golona ponto arroz Golona ponto arroz
Golona de tricô do Superziper
Materiais:
* Aproximadamente 200 g de lã grossa
* Agulha de tricô número 9
* Agulha de crochê número 4 (para fazer o gancho de botão, se não tiver uma, faça com um pedaço do fio mesmo)
* 3 botões de madeira 2,5 cm de diâmetro
* Linha de bordado (para pregar os botões)
* Agulha de bordado (para pregar os botões)
1. Montei 24 pontos numa agulha de tricô 9 . Notem que para o ponto pipoca dar certo o número de pontos montados na agulha têm de ser sempre par.
2. Tricotei em ponto arroz simples ou ponto pipoca (1ª carreira: 1t, 1m 2ª carreira: 1m, 1t) até o retângulo total atingir 60 cm. Arrematei com mate simples.
Caso você tenha um ponto mais apertado ou mais frouxo que o meu, não tem problema. Basta aumentar o número de pontos até o retângulo total fique com 60 X 25 cm.
3. Com ajuda da agulha de crochê fiz um ganchinho para botão, usando ponto corretinha e preguei em uma das pontas da gola.
4. Na outra extremidade da gola, costurei 3 botões de madeira, usando linha de bordado. Deixei aproximadamente 1,5 cm de margem entre o botão e o final da peça.
*************
Como vocês podem ver, a execusão da gola é simplérrima. Acho que o grande truque é dar um caimento ‘pesado’ usando lã grossa e agulhas idem. Outras opções de fios ? De cabeça lembro destas quatro:
* Ponto Alto, da Aslan: Tem cores bonitas e é bem macia ao toque. Mas neste caso eu usaria agulha 10 e diminuiria o número de pontos montandos na agulha para 22 ou 20.
* Paratapet, da Pinguin : Tem a espessura similar a esta lã reciclada que usei. Pode pinicar um pouco por ser lã pura para tapeçaria. Se você tem pele sensível, melhor evitar.
* Usar dois fios mais finos juntos.
* Usar lã reciclada de outras peças, como eu fiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário